terça-feira, 18 de janeiro de 2011

História da Igreja Santo Antão Abade


História da Paróquia de Santo Antão Abade, em São Bento do Norte

Como paróquia, a nossa comunidade tem 20 anos, desde sua criação em 1988.
Porém, a história é bem mais antiga e muitas pessoas deram suas vidas para a construção da Igreja de Jesus Cristo neste chão.
Dona Francisca Lucas, 83 anos e dona Lalia, 95 anos, moradoras de São Bento do Norte contam sobre a chegada da Imagem de Santo Antão, a construção da primeira Capela, da atual Matriz, etc. É isso que vamos narrar agora:

A imagem de Santo Antão Abade
Nós temos várias versões para a chegada da Imagem de Santo Antão Abade. O pai de dona Francisca Lucas, Sr. José Lucas, já falecido, contava em sua família que um navio italiano passou por aqui e quis afundar. Os marinheiros fizeram então uma promessa a Santo Antão Abade, que é mais conhecido na Europa, de construir uma Capela e trazer uma imagem sua se o navio não afundasse. E assim aconteceu. Encomendaram a imagem na Itália e a trouxeram. Santo Antão Abade tornou-se o padroeiro da então Caiçara Velha.
Temos outras versões:
Contam que ela chegou dentro de um caixote com uma inscrição, dizendo que onde esta imagem chegasse seria o padroeiro.
A terceira versão está no livro do Sr. Simeão Paulino do Nascimento1, que escreve sobre a história de São Bento do Norte. Ele relata que a imagem de Santo Antão Abade foi encomendada pelo Sr. Mauricio do Nascimento ao Frei João da Purificação, que por sua vez a encomendou na Itália.
Os recursos de construção são: festas de padroeiros, bingos, barraquinhas, pequenas doações de pessoas generosas, um pouco do dizimo, e muita coragem do Padre Adriano e junto da Equipe Administrativa.
Informa a responsável pela contabilidade paroquial e membro do conselho de Assuntos Econômicos e Administrativos Paroquial.
Josefa Cordeiro de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário